Missa marca a abertura do Círio 2020 em Marabá

Redação Por: Redação

Foco Novidades

Publicado em 22/09/2020 10:55h

Missa marca a abertura do Círio 2020 em Marabá

Uma belíssima missa na noite de 20 de setembro marcou a abertura oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, em 2020. Foi celebrada pelo bispo diocesano dom Vital Corbelini, no Santuário, na Folha 16. O evento foi transmitido via internet, ao vivo, usando o Youtube da TV Círio Marabá, ferramenta que concentrará todos os eventos relacionados à festa religiosa.

A ideia, ensaiando o que será o Círio deste ano, era ter público reduzido na missa, presencialmente, e oportunizar a todos os devotos, de casa, assistirem a programação completa.

“Estamos unidos, seja as pessoas aqui presentes, quanto as que estão nos acompanhando pelos meios de comunicação social. É muito importante isso. Estamos unidos também com os milhões de infectados, os milhares de mortos no Brasil e no mundo. Somos convidados a usar a máscara. Muito importante a máscara. É sinal de amor”, disse o bispo durante a homilia.

Dom Vital ainda elogiou a direção do Círio, que tem se empenhado para que tudo ocorra da melhor forma, mesmo em um ano prejudicado pela pandemia do novo coronavírus. “Como já dissemos: este vídeo será em casa, via online. Neste período vamos nos cuidar, valorizar a vida ao invés da morte. Defenda a vida, pelo Círio, rezando em casa”, completou.

Aos 60 minutos de celebração, foi realizada a entrada da imagem peregrina no templo da igreja, como símbolo da peregrinação. Foi levada até o altar onde foi adornada com o manto e as coroas.

NO DIA DO CÍRIO

Como já detalhado aqui pelo CORREIO, no domingo, 18 de outubro, a missa de abertura começará mais tarde, às 7h, e toda a procissão será rodoviária, apenas com veículos. Essa celebração será realizada em todas as paróquias, ao mesmo tempo, para evitar a aglomeração na Catedral. A Diocese, inclusive, pede que todos acompanhem a romaria pelas redes sociais e veículos de comunicação, que estarão fazendo a cobertura.

O percurso sofreu ajustes notáveis, contemplando até mesmo o Núcleo Cidade Nova. A berlinda estará na Praça Duque de Caxias, como de costume, e sairá às 8h, após a missa. Ela passará pelo bambuzal e, ao invés de seguir para a Nova Marabá, traçará o rumo para a Cidade Nova pela Transamazônica, até chegar ao aeroporto.

Durante o trajeto pela BR-230, no Cidade Nova, a romaria fará diversas paradas para homenagens das paróquias, que representarão os fieis da comunidade. Ao chegar no aeroporto, a procissão fará um retorno para a Nova Marabá, descendo pela marginal da Transamazônica.

Chegando no viaduto, a imagem segue pela Avenida VP-8, pela Folha 32, até a Rotatória das Folhas 27 e 26, onde fará uma parada para homenagens. Depois, segue até a Prefeitura de Marabá, para mais uma homenagem.

De lá, sofre nova mudança no trajeto. A romaria segue até a rotatória das Folhas 29 e 31, próximo à Fundação Casa da Cultura, retornando ainda pela VP-8, onde entrará na Avenida VP-7, entre as Folhas 21 e 28.

Depois, o caminho segue normalmente passando pela rotatória da Praça Monsenhor Baltazar Jorge, até chegar no Santuário, por volta das 11h, encerrando a programação com a Santa Missa, celebrada pelo Bispo Dom Vital Coberllini.

Vale lembrar que na berlinda ninguém poderá tocar na corda, para evitar aglomeração. Os fieis ainda poderão vê-la pelas transmissões e fazerem suas preces, conforme informado na coletiva. Além disso, durante a procissão, o rosário será rezado tradicionalmente. (Da Redação).

Por: Correio de Carajás 

Comentários

Deixe seu comentário abaixo sobre esta notícia:

É Notícia Pará - Portal de Notícias