Governador Helder participa do 26ª Festival do Abacaxi a anuncia investimentos

Redação Por: Redação

Política Novidades

Publicado em 28/05/2019 10:11h

Governador Helder participa do 26ª Festival do Abacaxi a anuncia investimentos

 

O governador Helder Barbalho esteve na última sexta-feira (24) no município de Floresta do Araguaia, no sul do Pará, que promoveu de 23 a 26 de maio a 26ª edição do Festival do Abacaxi, evento tradicional na região. O município é o maior produtor de abacaxi do Brasil, com uma safra anual aproximada de 350 milhões de frutos, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

A comitiva do governo chegou à sede municipal às 10h, incluindo os secretários de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida; os deputados estaduais Alex Santiago, Miro Sanova, Delegado Caveira e Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e Braselino Assunção, presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará).

O governador foi recebido pelo prefeito de Floresta do Araguaia, Adélio dos Santos, que estava acompanhado de várias autoridades da região. Além de Adélio, participaram da recepção os prefeitos de Xinguara, Osvaldinho Assunção; de Santa Maria das Barreiras, José Barbosa, “Mussum”; de Redenção, Carlo Iavé; de Ourilândia do Norte, Romildo Veloso; de Rio Maria, Paulo Barros, além de vice-prefeitos, vereadores e empresários. 

Todos foram a uma plantação de abacaxi conhecer o plantio e a colheita do fruto. Em seguida, o governador se dirigiu à Escola Monsenhor Augusto Dias de Brito, que recebe obras de melhoria e ampliação, e depois a um terreno abandonado por seis anos, onde seria construída uma unidade de ensino. Helder Barbalho se comprometeu em reabrir a escola abandonada.

A próxima parada foi no centro de eventos do Festival, onde o governador conversou com comerciantes e provou o abacaxi da região. Em seguida, ele foi à Câmara Municipal de Floresta, onde foi recebido por representantes da população e autoridades da região, no Evento Técnico do Festival do Abacaxi, uma programação que incluiu palestras e discussões sobre assuntos referentes à produção, importação e investimentos na agricultura regional.

GARANTIAS: Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo ressaltou a importância dos investimentos na agricultura local. “O Governo do Estado deve cumprir com a sua obrigação, que é fortalecer aqueles que produzem e que acreditam nesse Estado. Nós precisamos agir para consolidar esta vocação, construindo um ambiente de negócios que permita segurança jurídica com títulos de propriedade, que garanta apoio técnico junto com a Emater, facilitação e agilidade com transparência e responsabilidade no processo de licenciamento, fomento através do Banpará, com parceria do Basa (Banco da Amazônia) e o apoio junto à Secretaria de Agricultura para coordenar essas ações”, afirmou.
Ficou definido que os serviços do Basa serão operacionalizados no Banpará de Floresta do Araguaia por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para facilitar o acesso de produtores a recursos financeiros para alavancar ainda mais a produção de abacaxi.

Helder Barbalho enfatizou ainda a importância de verticalizar a produção em Floresta do Araguaia e demais municípios produtores. “A vocação do agronegócio, particularmente do abacaxi, é estratégica para o desenvolvimento nesta região. O Estado estará sempre presente, em parceria com os municípios, produtores e cooperativas, estimulando não apenas o cultivo e o escoamento dessa produção, mas estimulando a verticalização, para atrair indústrias e agregar valor para essa atividade econômica”, garantiu o governador.
Na ocasião Helder determinou a liberação de 50 mil litros de combustível para cada município da região para recuperar as estradas vicinais, e assim poder escoar a produção. O governador também anunciou apoio a uma cooperativa de Floresta do Araguaia, com R$ 200 mil para compra de equipamentos para verticalizar a produção do abacaxi.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo sobre esta notícia:

É Notícia Pará - Portal de Notícias