Fantástico mostra esquema milionário de compra ilegal de ouro do Tapajós

Redação Por: Redação

Diversas Novidades

Publicado em 22/07/2019 16:06h

Fantástico mostra esquema milionário de compra ilegal de ouro do Tapajós

A reportagem do Fantástico mostrou, no programa deste domingo (21), a atuação de garimpos ilegais e empresas autorizadas a atuarem no mercado de metais preciosos, que vem movimentando milhões de reais em Itaituba e cidades vizinhas. 

De acordo com reportagem, da TV Globo, as pedras são extraídas na Bacia do Rio Tapajós e no último ano foram responsáveis por movimentar 20 toneladas pelas contas da Agência Nacional da Mineração (ANM), com valor equivalente a R$ 3 bilhões. Funcionários de instituições financeiras, autorizadas a negociar o minério, passaram a comprar ouro sem o documento que comprova a origem legal do minério.

Ainda de acordo com o Fantástico, na Bacía do Rio Tapajós existem 850 garimpos legais e cerca 2 mil ilegais, mais que o dobro. Por satélite a Polícia Federal monitora as marcas deixadas pela atividade garimpeira ilegal.

No ano passado, a extração legalizada de outro no país atingiu a marca de 70 toneladas. No entanto, o mercado clandestino movimenta outras 20 toneladas pelas contas da Agência Nacional da Mineração (ANM). 

Assiste o vídeo aqui: http://bit.ly/2Yn1nPv 

 

Fonte: plantao24horasnews

Comentários

Deixe seu comentário abaixo sobre esta notícia:

É Notícia Pará - Portal de Notícias